Monday, May 16, 2011

Período Vegetativo e Floração da Planta de Maconha

Depois de germinada a semente de maconha, até o fim do seu ciclo, ela passa por duas fases conhecidas como período vegetativo e floração. Ou vega e flora, para os mais íntimos.

Compreender essas fases é fundamental para o grower, especialmente quando há em mente um prazo estipulado para a colheita.
O período vegetativo é a fase em que a maconha somente cresce, sem dar os frutos, ou melhor, flores! Caso o cultivo conte com poucas plantas e se espera uma grande quantidade, preconiza-se que o período vegetativo seja mais longo para que a planta cresça e, posteriormente, apresente maior rendimento em buds!

Essa fase é marcada por uma necessidade maior de nitrogênio na sua “alimentação”.

No entanto, não são os nutrientes que determinam a manutenção do estágio vegetativo, e sim o fotoperíodo. As plantas de Cannabis sativa precisam de um fotoperíodo de pelo menos 13-14 horas para vegetarem, enquanto as indicas precisam de pelo menos 15-16. Para cultivo em interior (indoor), o fotoperíodo mais usado é de 18 horas. Isso quer dizer que durante 18 horas as luzes ficam acesas e nas 6 horas restantes, escuridão total!

Durante essa fase, além de precisar de níveis maiores de nitrogênio, a planta também vai ter um melhor desenvolvimento com lâmpadas de temperatura mais alta, acima de 5000 K. Traduzindo, lâmpadas de cores mais claras. A melhor lâmpada para essa fase é a HQI, também conhecida como lâmpada de vapor metálico. Lâmpadas fluorescentes “brancas” também são usadas para essa finalidade, especialmente as tubulares.

Para quem mora no Brasil e cultiva em ambiente externo (outdoor), fica difícil manter uma planta em estado vegetativo, já que a grande maioria das híbridas inicia a floração após 4 semanas, em média. Sativas podem até vegetar um período prolongado durante o verão. Muitos cultivadores usam complemento de luz no período que seria escuro, a fim de aumentar o fotoperíodo e prolongar o período vegetativo.

A fase da floração é a mais esperada, pois é nela que as flores (buds) começam a se formar e o grower pode ver e sentir o cheiro daquilo que mais tarde estará na mente. Mas nem por isso a planta deixa de crescer, pelo contrário, algumas chegam a quadruplicar de tamanho nessa fase! Esse “estirão” ocorre principalmente nas 3 semanas iniciais de floração.

Essa fase é marcada por uma maior necessidade de potássio e, principalmente, fósforo! Magnésio também é um pouco mais “solicitado” pela planta de maconha durante esse período.

O fotoperíodo de 12 horas pode induzir a floração de qualquer genética, sendo que as plantas de cannabis indica podem florir até em fotoperíodos de 14 horas. Para cultivo indoor, a regra é que se use fotoperíodo de 12 horas.

Ao fim dessa fase, é normal que a planta comece a ficar com folhas mais amareladas, já que toda sua energia é mais voltada para produção das flores e resina.

Nessa fase a planta fica mais susceptível a doenças, especialmente fungos! As plantas de Cannabis que puxam mais para Indica, devido aos seus buds (flores) compactos são mais susceptíveis a pragas. As plantas de Cannabis sativa são mais resistentes e são mais indicadas para climas mais extremos.

Ao contrário do período vegetativo, a fase de floração não tem duração de acordo com a escolha do cultivador. Cada genética já tem seu ciclo determinado em seus genes, sendo que as que puxam mais para Cannabis indica tem período de floração mais curto, de 7 a 9 semanas, e as plantas de Cannabis sativa podem chegar a 18 semanas de floração.

O tempo ideal para a colheita é mais detalhada no capitulo “Colheita, secagem e cura”.


Click Aqui para informações sobre => Colheita, Secagem e Cura de sua Planta de Maconha

2 Responses to “Período Vegetativo e Floração da Planta de Maconha”

GGER said...

Ola. Gostaria de saber, qual o tamanho ideal e idade, para tentar um florecimento. E se cultivada em outdoor,podemos ibterferir no horario que ela toma sol. E colocar no periodo de 12/12.

GGER said...
This comment has been removed by the author.

Leave a reply

 
© 2010 COMO PLANTAR MACONHA. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates
Google Analytics Alternative